Como funciona o Answer the Public

Nesta postagem vou apresentar a vocês uma ferramenta de visualização de dados de consulta de busca, muito útil, chamada Answer The Public, que ajudará na hora de escolher palavras-chave.

Ela busca e mapeia sugestões e previsões de palavras-chave que você vê quando realiza uma busca do tipo autocompletar no Google.

O preenchimento automático (ou autocompletar) do Google é uma das ferramentas mais poderosas para descobrir o que as pessoas estão buscando.

Ao longo dos anos o Google vem construindo um banco de dados a partir de milhões de buscas e irá prever o que você vai perguntar, com base nas informações que já foram inseridas.

Fazer isso manualmente é uma abordagem prolixa, já que você estará trabalhando com sugestões uma por uma.

O Answer The Public é, essencialmente, uma ferramenta automatizada de autocompletar.

Segue o mesmo processo que acabamos de descrever para identificar possíveis tópicos de conteúdo, experimentando diferentes variações de palavras-chave.

Os resultados são exibidos, separados de acordo com as variações usadas para criá-los: os “porquês” são separados dos “comos” e são mostrados em uma imagem que você pode fazer download (um ótimo recurso que torna esses resultados fáceis de integrar em apresentações).

Assim, antes de começar a fazer brainstorming e a elaborar os títulos de suas postagens em seu blog, você precisa saber exatamente o que seu público-alvo está procurando. Foi o que fiz para encontrar o título desta postagem… usando a ferramenta Answer The Public.

Basta você inserir uma palavra-chave e você receberá perguntas, preposições e listas alfabéticas relacionadas à sua consulta. Isso faz parte das buscas semânticas que estamos vendo cada dia mais, à medida que o aprendizado de máquina começa a ser tendência on-line.

Você pode exportar os dados para um arquivo CSV em uma planilha.

Aviso: o Google parece estar revogando sua API de palavras-chave de preenchimento automático para muitas ferramentas de pesquisa de palavras-chave. Por isso, o Answer The Public pode ter coletado dados de palavras-chave do Bing em vez de dados de palavras-chave do Google. Fica o aviso.

Quais são os benefícios do Answer The Public?

Se você está procurando ideias sobre tópicos e assuntos para criação de conteúdo, essa ferramenta fornece as dicas de que você precisa para começar a pensar em assuntos específicos.

Depois de gerar listas de tópicos, você pode começar a detalhar essas palavras-chave em uma ferramenta de análise de palavras-chave como a SEM Rush, o Google Keyword Planner etc.

Mas atenção quando ao uso do Google Keyword Planner: Rand Fishkin, da Moz, já demonstrou algumas preocupações segundo as quais o Keyword Planner oculta alguns dados. Parece que o Google AdWords incentiva os webmasters a definir lances nas palavras-chave mais caras, em vez de apresentar realmente o volume real de pesquisas de outras palavras-chave.

Seguindo… estas são 3 das vantagens que vejo de usar o Answer The Public:

  • Pode ser uma boa ferramenta para complementar o Google Trends;
  • Preenche os “espaços em branco” deixados pelo Adwords;
  • É mais fácil e rápido para gerar palavras-chave de busca de usuário do que sempre usar a página inicial de pesquisa do Google.

Entendendo seu público

Agora, não se engane: algumas das perguntas de palavras-chave serão completamente irrelevantes. Há que fazer muita peneiração manual para listar bons resultados.

Esses dados podem lhe dar inspiração para o conteúdo do seu texto. Mas se você puder responder às perguntas frequentes ou abordar as preocupações de um público sobre assuntos relacionados a seus produtos, então não só você terá certeza de que o conteúdo é relevante e útil, mas também de conquistar clientes em potencial.

  • Depois de obter os dados, você precisa saber como usá-los e incorporá-los ao seu conteúdo;
  • Depende muito do entendimento e do conhecimento que você tem dos seus clientes ou do seu público;
  • Postagem de blog de texto é um bom lugar para começar a usar os dados do Answer The Public;
  • Você também pode produzir infográficos, ebooks, vídeos e podcasts a partir desses dados.

Como usar o Answer the Public e obter o máximo sucesso?

Todo conteúdo de sucesso começa com um plano.

Sabendo quais problemas seu público deseja resolver, você estará em melhor posição para abordá-los e, assim, fornecer soluções claras.

Como resultado, os benefícios do Answer the Public incluem:

  • Insights sobre as perguntas do seu público
  • Segmentação de sua pesquisa de palavras-chave para corresponder às perguntas do públic
  • Identificação e otimização palavras-chave de cauda longa com base em perguntas do público
  • Possibilidade de identificar e responder perguntas que podem ajudar você a aparecer nos snippets do Google

Você pode maximizar suas chances de posicionar uma resposta nos snippets em destaque do Google escrevendo parágrafos curtos com 40 a 60 palavras.

Depois de descobrir uma pergunta valiosa no Answer the Public, faça uma busca no Google e veja o que aparece como o snippet em destaque. Modele sua resposta em cima disso, mas adicione valor, clareza e fatos para ter a melhor chance de conquistar o primeiro lugar.

Mas escrever conteúdo para um blog pode se tornar um desafio. Portanto, se você quiser conduzir uma pesquisa de palavras-chave gratuita e criar postagens para seu blog que estejam em destaque no Google, veja o que você precisa fazer.

Escolha um tópico

Comece selecionando um tópico que seja relevante para sua empresa e para o que as pessoas estão pesquisando.

Por exemplo, se as pessoas estiverem pesquisando termos relacionados a “Marketing de conteúdo”, você deve ter algum conhecimento no campo e ser capaz de satisfazer e atender as preocupações dessas pessoas.

Isso também se encaixará naturalmente no seu blog se você postar sobre marketing de conteúdo. Mas, se você sempre escreve sobre fintechs, este tópico terá menos valor para você.

Lembre-se: o Answer the Public irá apresentar os melhores resultados depois realizar uma pesquisa preliminar de palavras-chave. Isso ajudará você a diminuir o foco e começar a escrever para um público de nicho.

Depois de ter sua lista de palavras-chave, insira-as no Answer the Public e você poderá escolher por responder a uma das perguntas mais abrangentes que as pessoas estão buscando.

Descubra se você pode classificar seu site usando as palavras-chave escolhidas

Seu próximo passo é selecionar uma pergunta para responder.

Digamos que sua pesquisa de palavras-chave produziu o termo de busca “Marketing de conteúdo”.

Ao inserir “Marketing de conteúdo” no Answer the Public, você terá dados claros de todas as maneiras pelas quais as pessoas buscam informações relacionadas a esse tópico tão amplo.

Depois de ter feito isso e selecionado uma pergunta para responder, você precisa se certificar de que pode se classificar para essa pergunta. A maneira mais fácil de verificar isso é inserir a pergunta escolhida no Google.

As principais perguntas que você tentará encontrar são:

  • Os primeiros resultados que abrangem a pergunta que você escolheu são minuciosos e detalhados?
  • Os melhores resultados estão classificados com base em conteúdo?
  • Os melhores resultados estão classificados devido à falta de concorrência?

Para mostrar a diferença entre a pesquisa de palavras-chave amplas e a abordagem de nicho oferecida pelo Answer the Public, vamos imaginar que você usou a palavra-chave central “Content Marketing”.

Dê uma olhada nos resultados no Google para a consulta de pesquisa “Marketing de conteúdo”.

Os resultados podem mostrar uma série de sites de alta qualidade já abordando este tópico. Você pode avaliar a força desses sites usando a ferramenta Moz Bar.

Ela mostra a Autoridade de Domínio (DA), de cada site.

Embora não seja uma regra 100% certa, normalmente quanto maior o DA, mais difícil será para você se classificar acima desses sites.

Em vez de tentar competir contra sites de alta qualidade com conteúdo já bem estabelecido, você deve pegar a palavra-chave “Content Marketing” e voltar para o Answer the Public para continuar pesquisando.

Isso mostra a força do Answer the Public como um gerador de conteúdo e uma ferramenta de pesquisa de palavras-chave. Em vez de perder tempo e recursos na criação de conteúdo com baixa chance de boa classificação no Google, você pode refinar sua pesquisa e encontrar palavras-chave com menos concorrência.

Em nosso exemplo, se pesquisarmos o Answer the Public por “Content Marketing”, você pode encontrar a pergunta “Por que o Content Marketing é importante para B2B”.

Agora é hora de voltar ao Google e ver se você identificou com sucesso um nicho onde seu blog pode ser classificado.

Escreva para o seu nicho

Analisando os resultados de pesquisa no Google para a palavra-chave de cauda longa “Por que o marketing de conteúdo é importante para o B2B”, fica claro que há uma boa oportunidade de classificação.

A combinação de um DA mais fraco e datas de publicação mais antigas oferecem a oportunidade de incluir estatísticas atualizadas e citações de especialistas para demonstrar a relevância da postagem de seu blog em responder à pesquisa. Isso lhe dará uma chance melhor de classificação no topo do Google.

As pessoas que buscam informações sobre marketing de conteúdo B2B serão naturalmente atraídas pelo seu conteúdo mais recente. Afinal elas querem garantias de que as informações recebidas sejam as mais precisas possíveis (especialmente em um tópico como o marketing de conteúdo, onde as mudanças ocorrem com frequência).

Ao ver o que sua concorrência está fazendo, você pode adaptar seu conteúdo para responder à consulta de pesquisa de uma maneira que ninguém mais tenha feito.

O seu conteúdo deve procurar usar os sinais que os usuários estão dando para impulsionar seus rankings.

Preste atenção extra ao título e meta descrição. Embora eles devam conter suas palavras-chave e responder à pergunta que você escolheu, eles também são sua chance de gerar tráfego para seu site. Tente usar números, palavras poderosas ou perguntas para ajudar as pessoas a clicar no seu resultado. Estas são todas as táticas clássicas de otimização de conversão para lhe dar uma vantagem sobre a concorrência.

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