O que são Bad Requests e como evitá-los

O que é um Bad Request?

Às vezes, seu HTML ou CSS solicitará um recurso como uma imagem ou um arquivo HTML que não existe. Quando isso acontece, faz com que o navegador e o servidor façam mais viagens de ida e volta que não servem para nada (porque a coisa que está sendo solicitada não existe).

Se fosse uma conversa, seria algo como:

Navegador: “Eu preciso desta imagem”
Servidor: “Eu não tenho essa imagem”
Navegador: “Você tem certeza? esta página web diz que você tem.”
Servidor: “Olha, eu não tenho essa imagem”

Esses pedidos realmente tornam as páginas do seu site ou blog mais lentas.

Isso não apenas causa tráfego de ida e volta inúteis, mas também pode estar causando mais consultas de DNS, o que pode retardar ainda mais a sua página.

Isso acontece com mais frequência do que você pensa.

Por exemplo, quando você cria um site a partir de um template, e não muda algumas coisas e depois descobre que seu arquivo CSS está chamando algo que eu não está usando (como, por exemplo, uma imagem de fundo).

Mensagem de erro 404

Todos nós já vimos uma página de erro 404 quando seguimos um link enquanto navegamos na web.

Quando uma bad request é feita, o usuário receberá o erro 404 (ou seja, erro nada encontrado). Esse erro é um código de resposta padrão HTTP indicando que o navegador web conseguiu se comunicar com o servidor, mas o servidor não pôde localizar o arquivo solicitado.

O servidor normalmente gera uma página da Web “404 Not Found” quando um usuário tenta seguir um link quebrado ou inativo.

Como detectar bad requests

Muitas vezes os bad requests são bastante óbvios, como quando uma imagem que deveria estar lá não está. Outras vezes eles ocorrem em segundo plano, e por isso não são imediatamente aparentes.

Às vezes, não há indicações visuais de solicitações incorretas. Por isso, é uma boa ideia sempre remover o CSS não utilizado e estar familiarizado com as páginas que existem em seu site e quais recursos elas estão usando.

Usar uma ferramenta de verificação para examinar a velocidade de carga das páginas de seu site é a melhor maneira de saber se seu arquivo está chamando recursos inexistentes. Experimente a ferramenta https://gtmetrix.com/.

Como corrigir bad requests

Consertar bad requests é muito mais fácil do que encontrá-los.

Se você achar que tem um ou mais bad requests, basta remover o código que está chamando o recurso ou substituir o recurso ausente.

Por exemplo, se uma página do seu site estiver chamando por uma imagem, mas a imagem não existe no servidor, então basta alterar a fonte “src” da imagem para que ela aponte para a imagem desejada ou, então, remova a imagem completamente.

Comente