O que é o SEO semântico?

SEO semântico é uma técnica para tornar a sua estratégia de conteúdo mais eficaz e melhorar o tráfego de um site, fornecendo aos mecanismos de busca dados significativos que podem responder de forma inequívoca a intenção de uma busca específica.

Em 2011, o Google e outros mecanismos de busca começaram a trabalhar com Inteligência Artificial e processamento de linguagem natural para entender às intenções dos usuários. Começaram a trabalhar com entidades e conceitos em vez de analisar buscas e páginas da web simplesmente usando palavras-chave.

À medida que os mecanismos de busca ficaram mais inteligentes e começaram a mergulhar no verdadeiro significado das palavras, os produtores de conteúdo para web começaram a descrever as páginas usando dados abertos e tecnologias semânticas.

Isto tornou-se possível com a criação do vocabulário schema.org, uma iniciativa lançada em 2011 pelos principais mecanismos de busca (Bing, Google e Yahoo!) para implementar uma estrutura comum de esquema de dados para descrever páginas da web.

Por que SEO semântico?

Em poucas palavras, os mecanismos de busca precisam de contexto para entender uma busca corretamente e apresentar resultados relevantes para isso.

Os contextos são construídos usando palavras, expressões e outras combinações de palavras e links, tal como aparecem em enciclopédias e grandes fontes de texto.

O SEO semântico é uma maneira de criar conjuntos de conteúdo que são agrupados semanticamente em tópicos e não em palavras-chave.

Em uma patente do Google é fornecido um exemplo com a palavra “cavalo”. A mesma palavra (cavalo), mas com diferentes significados em diferentes contextos: um “cavalo” é um animal para um cavaleiro, uma ferramenta de trabalho para um carroceiro e um equipamento esportivo para uma ginasta.

No SEO semântico o conteúdo é catalogado e organizado em cada contexto de forma que os mecanismos de busca possam entender e valorizar suas singularidades.

Comente