O que é SEO?

Quantas vezes você já ouviu alguém perguntando “o que é SEO“? Há muitas pessoas que ainda têm dúvidas sobre esta questão e elas não obtêm uma resposta mais ou menos clara.

De fato, pode-se argumentar que, se você mesmo está aqui lendo este post, é porque pelo menos está curioso e quer saber mais sobre o assunto.

De fato, hoje quase qualquer pessoa interessada em aprender sobre marketing digital pode perguntar: o que é SEO?

Eu tenho escrito muito sobre posicionamento em mecanismos de busca, mas acho que nunca havia falado sobre a definição. Essa é uma questão básica, porém importante, especialmente para aquelas pessoas que querem começar a aplicar estas técnicas em seus sites ou blogs, mas não sabem por onde começar.

O que é SEO?

Todos os que vivem no ambiente online já ouviu falar desta palavra.

Existem milhares de sites na web que explicam o que é SEO e quais erros não cometer (se o seu objetivo é posicionar um site).

Se você é um novato ou novata, pergunto: você realmente sabe o que é SEO e para que serve a otimização em mecanismos de busca?

Nosso objetivo neste post é dizer-lhe não só o que é SEO, mas também que tipos de técnicas existem e o que fazer para tirar o máximo proveito.

O que significa “SEO”?

“SEO” é uma abreviatura que significa: Search Engine Optimization, ou, em português: otimização em mecanismos de busca.

Definição: disciplina que consiste em uma série de técnicas para aplicar tanto dentro (On-Page) como fora (Off-Page) de um determinado site com o objetivo de otimizar a sua visibilidade nos resultados orgânicos de diferentes mecanismos de busca.

Em resumo, é um conjunto de ações destinadas a melhorar a posição de um site ou blog nos resultados de pesquisa para consultas específicas, a fim de aumentar o tráfego na web e a possibilidade de monetização.

Note-se que: quanto maior é a posição de um site em uma SERP (Páginas de resultados de busca), em teoria, mais visitantes o visitarão a partir dos mecanismos de busca.

Por exemplo, quando um usuário digita no Google a palavra-chave “vendendo pássaros Rio de Janeiro”, este mecanismo de pesquisa mostra, em ordem hierárquica, as páginas web que falam sobre a venda de aves naquela cidade.

Neste caso, o usuário provavelmente está realizando uma pesquisa para encontrar lojas de aves no Rio.

As 4 palavras digitadas (venda, pássaros e Rio de Janeiro) serão usadas pelo Google para encontrar páginas indexadas em seu banco de dados, que respondem a estas características e serão colocadas em ordem de acordo com os parâmetros específicos do algoritmos de busca do Google.

Dificilmente um usuário visita a segunda página de resultados de buscas do Google (ou outro mecanismo de busca) e, por isso, provavelmente irá clicar sobre os primeiros 10 resultados apresentados na primeira página SERP.

Popularmente se diz que “se você quer matar alguém, oculte o corpo na segunda página de resultados do Google … Ninguém o encontrará.”

Fernando Gallas

Desenvolvedor web desde 2001. WordPress, PHP, Python.