O que é o cache do navegador?

Quer saber o que é o cache do navegador?

Toda vez que um navegador carrega uma página da Web, ele precisa baixar todos os arquivos para exibir corretamente a página. Isso inclui todos os HTML, CSS, JavaScript e imagens.

Algumas páginas podem consistir apenas de alguns arquivos e ter um tamanho pequeno – talvez 2 kilobytes. Outras páginas, no entanto, podem ter muitos arquivos, e estes podem ter muitos megabytes. Twitter.com, por exemplo, tem 3 MB.

Então, o problema é duplo.

Esses arquivos grandes levam mais tempo para carregar e podem ser especialmente problemáticos se você estiver utilizando uma conexão lenta à Internet (ou um dispositivo móvel).

Cada arquivo faz uma solicitação separada ao servidor. Quanto mais solicitações simultâneas um servidor receber, maior será o trabalho que ele precisa fazer, reduzindo ainda mais a velocidade da página.

O cache do navegador pode ajudar armazenando alguns desses arquivos localmente no navegador do usuário.

Em sua primeira visita ao site o usuário levará o mesmo tempo para carregar. No entanto, quando esse usuário revisitar o site, atualizar a página, ou mesmo se mover para uma página diferente do site, ele já possui localmente alguns dos arquivos que precisam.

Isso significa que a quantidade de dados que o navegador do usuário tem que baixar é menor. Então, será necessário fazer menos solicitações ao servidor. O resultado? A diminuição dos tempos de carregamento da página.

Como funciona?

O cache do navegador funciona marcando certas páginas, ou partes de páginas, como sendo necessárias para serem atualizadas em diferentes intervalos.

É improvável que a logomarca do seu site, por exemplo, mude de um dia para o outro. Assim, ao armazenar em cache a imagem da logomarca, podemos dizer ao navegador do usuário que apenas baixe essa imagem uma vez por semana. Toda visita que o usuário fizer dentro de uma semana não exigirá outro download desta imagem.

Quando o servidor web informa ao navegador para armazenar esses arquivos e não baixá-los quando o usuário retornar, economiza tempo aos usuários e a sua largura de banda do servidor web.

Por que isso é importante?

A principal razão pela qual o cache do navegador é importante é porque reduz a carga no seu servidor web, o que, em última instância, reduz o tempo de carregamento para os usuários do seu site ou blog.

Como alavancar o cache do navegador

Para habilitar o armazenamento em cache do navegador, você precisa editar seus cabeçalhos HTTP para definir os tempos de expiração para determinados tipos de arquivos.

Comente