O que é Link Building

Você provavelmente já ouviu o termo Link Building (construção de links). Você leu sobre sua importância para o desempenho das buscas de um site e as diferentes estratégias de construção de links que você pode usar para o seu site.

Mas talvez você ainda esteja confundido os conceitos básicos de construção de links. Se isso for verdade, essa postagem é para você.

Se você ainda é novo no setor e está se perguntando por que precisa de Link Building para seu site ou quer aprender o básico sobre o tema, então esta postagem também é para você.

O que é um link?

Um link é uma “rua” entre páginas web. Quando um visitante clica em um link em uma página, ele vai para outra página. Um link ajuda o visitante a ir de páginas em páginas.

O que é link building?

Link building é a atividade de obter backlinks de diferentes sites (blogs, fóruns, sites de redes sociais, etc.) para seu site.

A prática de link building é, muitas vezes, é denominada “SEO off page”, uma vez que se referem ao mesmo assunto: links.

No entanto, à medida que os algoritmos de busca evoluem, a construção de links também deve se complementar com outros elementos off page para melhorar os rankings de uma página específica nos resultados de busca.

Importância do link building

1. Descoberta

Os mecanismos de busca usam links para descobrir suas páginas. Sites recém-construídos podem ser difíceis de encontrar pelos mecanismos de busca, pois não há links apontados para eles.

Se você pode construir mais links para seu site, mais fácil será para os mecanismos de busca descobrir seu site. Os usuários também podem encontrar seu site mais facilmente se uma de suas páginas estiver vinculada a partir de uma página relevante.

2. Confiabilidade

Sessenta por cento das páginas da web são spam. Para diferenciar esses sites spam de outros sites de alta qualidade, os mecanismos de busca usam o Trust Rank, uma métrica para medir a confiança do site. Quanto maior a pontuação de classificação de confiança de um site, melhor.

Para aumentar a pontuação do Trust Rank do seu site, você precisa ganhar links de universidades, sites governamentais e organizações sem fins lucrativos.

Para conseguir isso, seu site deve ter alguns recursos de conteúdo. Só assim esses sites renomados estabelecerão um link para seu site. É trabalhoso, mas definitivamente vale o esforço.

3. Autoridade

As páginas com mais links de alta qualidade são mais conceituadas.

Quanto mais páginas lincadas você tem, maiores são as chances de seu site se tornar uma autoridade em seu nicho.

Mas lembre-se de que a relevância é mais importante do que a quantidade. Mesmo que existem várias páginas que lincam para você, se elas não estiverem relacionadas ao tema ou nicho do seu site, esses links não poderão contribuir para dar autoridade ao seu site.

Link building

4. Classificação

As páginas com mais links e que consideradas relevantes tendem a se classificar melhor nos resultados dos mecanismos de busca (quando comparadas com as páginas com menos número de links de alta qualidade).

Quanto maior o ranking do site, mais tráfego e clientes potenciais ele podem ganhar.

5. Qualidade

Quando um pesquisador clica em uma página do seu site (visível em um resultado de busca), ele acha que a página é relevante para o que está buscando.

Os mecanismos de busca vêem esta atividade e apresentam páginas com maiores taxas de cliques nas páginas de resultados de busca (SERP’s).

Assim, se a sua página tiver uma alta taxa de cliques (CTR), a probabilidade de ela se classificar nas principais posições de uma SERP é maior.

6. Conversão

As empresas estão sempre se preocupando com as vendas e outros objetivos de conversão (ou seja, aumento de assinantes de uma newsletter, seguidores nas redes sociais, etc.).

Por isso, quando as páginas de um site ficam no topo dos resultados de busca para certas palavras-chave, a realização de conversões pode ser possível.

Assim, se você quiser crescer o seu negócio, o link building deve ser uma das suas principais considerações.

Fatores de lincagem

Existem diferentes fatores que contribuem para o valor atribuído a um determinado link. Vamos discutir cada um desses fatores.

1. Texto-âncora

O texto-âncora é o texto visível e clicável em um link. Abaixo está um exemplo.

<a href=”http://www.dominio.com.br”> texto âncora</a>

Boas práticas:

  • Use texto-âncora que tenham sentido para os usuários e não para os mecanismos de busca;
  • Use um texto-âncora apenas uma vez na sua postagem.

2.Textos circundantes

Estes textos são os textos que estão perto de um determinado link. Vamos dar um exemplo.

Saiba mais sobre as principais características dos animais, incluindo a multicelularidade, células eucarióticas, reprodução sexual, movimento e mais.”

Na frase acima, o texto-âncora é “multicelularidade” e os textos circundantes são: características de animais, células eucarióticas, reprodução sexual, movimento, etc. Isso significa que todas as frases ou palavras próximas de “multicelularidade” são consideradas como textos circundantes.

O Google analisa o contexto da página, os links e todos os textos circundantes perto desses links.

Isso dá aos mecanismos de busca uma ideia do tema ou tópico da página.

Se você estiver usando vários termos relacionados ao seu nicho ou mercado (por exemplo, animais, mamíferos, plantas), os mecanismos de busca entenderão que seu site é um blog sobre biologia.

Boas práticas:

  • Inclua os termos e palavras comuns ao seu nicho ou mercado de atuação. Palavras que sejam úteis para sua postagem ou página;
  • Use textos circundantes que melhor descrevam seu link e incentivem os usuários a clicar nele.

3. Localização do link

A localização influencia o valor de um link.

Isso significa que um link localizado em uma posição mais alta na página é mais valioso do que um link da parte inferior.

localização de um link

Os mecanismos de busca rastreiam os documentos web linha por linha, de cima para baixo. É por isso que eles preferem links em posições mais altas na página, do que links em pontos mais baixos.

Riscos associados à localização de um link

Antes de discutir os riscos associados aos diferentes locais de links, vamos primeiro definir os dois tipos de links mais populares: links contextuais e links do site.

Links contextuais: são links geralmente encontrados dentro do corpo do conteúdo e estão em contexto com a ideia em torno do link. Exemplo é um link de referência em uma postagem de outro site.

links contextuais

Links do site: são links que estão presentes em todas as páginas de um site. Esses links geralmente são colocados no rodapé ou barra lateral de um site, mas eles podem estar presentes em qualquer lugar. Exemplos são os links de rodapé.

links do site

Esses dois tipos de links têm riscos associados a eles. Se é um link contextual ou de site, você deve ter cuidado com cada link que você constrói para o seu site.

Ambos os tipos de link devem vir de um site que seja relevante para o seu site ou blog. Caso contrário, esses links não adicionarão valores significativos ao seu site devido à sua falta de relevância.

Se você possui um blog de seguro de saúde, então não é natural que você obtenha um link de um site de SEO.

Mas, digamos que você obtenha diversos links do tipo “links de site” de vários blogs de SEO. Lembre-se novamente de que os links deste tipo estão presentes em todas as páginas de um site, o que significa que, se você tiver 10 links deste tipo, você pode obter 1000 links reais (ou seja, se cada site tiver 100 páginas). Esses links irrelevantes podem prejudicar o seu site, pois você pode ser penalizado pelo Google por causa de links não-naturais.

Boas práticas:

  • Aponte apenas para backlinks relevantes. Lembre-se de que a relevância é um fator importante na construção de links;
  • Concentre-se em obter links contextuais mais do que links do tipo site;
  • Busque obter um link contextual localizado no ponto mais alto da página que está lincando para você.

4. Autoridade de domínio

A Autoridade de domínio é a métrica calculada pelo site Moz.com que avalia o quão bem um determinado domínio provavelmente se classificará nos resultados de busca do Google.

Quanto maior o DA (autoridade de domínio) do site de origem do link, melhor.

Se todos os outros critérios forem iguais, obter um link da Wikipedia passa mais autoridade do que um link de um site com pouca autoridade.

Para identificar a autoridade de domínio de um site, você pode usar a ferramenta Mozbar.

Boas práticas:

  • Use a autoridade de domínio como uma das suas principais métricas de links ao procurar oportunidades de links;
  • Concentre-se em obter links de sites com alta autoridade de domínio (por exemplo, sites educacionais e governamentais).

5. Autoridade da página

Autoridade da página é outra métrica calculada pelo site Moz.com que avalia o quão bem uma determinada página da internet provavelmente irá classificar nos resultados de busca do Google.

Quanto maior o PA (autoridade da página) da página de origem do link, melhor.

Se todos os outros critérios forem iguais, obter um link de uma página com PA 40+ passa mais autoridade do que um link de uma página que tenha PA 20+.

Para identificar a autoridade da página de um site, você também pode usar a ferramenta Mozbar.

Boas práticas:

  • Use a autoridade da página como um indicador de qualidade ao procurar oportunidades de links em determinadas páginas da Web;
  • Obtenha links de páginas que tenham um PA mais alto e que sejam relevantes para o seu conteúdo ou para o seu site.

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