O mercado brasileiro de SEO precisa de associações

Em comparação com outras categorias de marketing, como publicidade e relações públicas, o mercado brasileiro de SEO é incrivelmente jovem.

Como mercado, ainda estamos encontrando o nosso caminho, estabelecendo diretrizes de melhores práticas, amadurecendo e, em alguns casos, ainda provando nosso valor como especialistas em SEO, consultores e empresas para aquela “velha guarda” do marketing.

Uma das formas pelas quais a prática de SEO se legitima aos olhos da velha guarda é formando associações de SEO’s, que sejam projetadas para promover a solidariedade e aumentar a credibilidade de seus membros.

O que o mercado de SEO realmente precisa é de uma associação que não apenas ofereça recursos educacionais valiosos para seus membros, mas também trabalhe ativamente para ajudar as empresas de SEO e SEM a obterem negócios.

Sou membro do SEO Salvador Meetup que promove eventos locais e fomenta um sentimento de camaradagem entre os membros. A maior parte dos eventos promovidos pelo SEO Salvador Meetup é grátis.

Não há apenas profissionais de SEO nos eventos. Também comparecem pequenos empresários, web designers, redatores freelancers, jornalistas, profissionais de ti e muitos mais.

Uma boa empresa de SEO deve pertencer às grandes organizações do setor.

Fernando Gallas

Desenvolvedor web desde 2001. WordPress, PHP, Python.

Comente