Como se tornar um especialista em SEO

Tornar-se um especialista em SEO não é impossível, mas é certamente um caminho longo.

Provavelmente por esse motivo, no Brasil, poucos de nós realmente vivemos de SEO, apesar de muitos estarem no mercado. De qualquer forma, como todos os processos, esse caminho também pode ser abreviado com método, programação e inteligência.

Se você deseja se tornar um especialista em SEO, mas, apesar dos cursos que você já fez e das dicas dos fóruns você ainda não se tornou um, recomendamos que você leia este artigo com atenção, ois ele ajudará você a estruturar seu caminho e entender como se tornar um especialista em SEO passo a passo.

O que os especialistas em SEO fazem

Especialistas em SEO são profissionais que, graças ao seu profundo conhecimento dos mecanismos de busca e dos fatores que determinam a classificação, implementam toda uma série de atividades onpage e off-page nos sites a serem posicionados, permitindo que eles fiquem visíveis para consultas relevantes aos produtos/serviços que promovem. Isso proporciona um consequente aumento do tráfego orgânico relevante proveniente dos resultados naturais dos mecanismos de busca.

O papel de um especialista em SEO envolve, além da pesquisa de palavras-chave, auditoria SEO, otimização local e internacional, também a análise dos dados da campanha de SEO, atividades de otimização da taxa de conversão, a otimização de conteúdo (SEO copywriting) e o desenvolvimento e implementação de estratégias de criação e obtenção de links.

Requisitos e habilidades para se tornar um especialista em SEO

Para se tornar um especialista em SEO, você precisa ter vários requisitos mínimos, incluindo conhecimentos avançados sobre:

  • o funcionamento dos mecanismos de busca (algoritmos, operadores de busca, rastreadores);
  • HTML5, CSS;
  • os principais CMS (WordPress, Joomla, Prestashop, Magento) e suas configurações;
  • principais softwares de análise da Web (Google Analytics , Adobe Analytics, Webtrekk);
  • principais ferramentas de inteligência de links (Majestic SEO, Ahrefs , Moz OSE);
  • Excel (Tabelas Dinâmicas, Search.vert, Filtros);
  • emuladores de web crawler (Screaming Frog, Xenu, Visual SEO Studio );
  • as principais ferramentas de pesquisa de palavras-chave (Google Keyword Planner, ferramenta de pesquisa de palavras-chave do Bing, Market Samurai);
  • Google Ads ex-AdWords (a certificação é preferível).

Conhecimento básico:

  • de Javascript, PHP, Banco de Dados e Sql;
  • de recuperação de informações;
  • de Marketing Analítico, Estratégico e Operacional.

Além desses requisitos mínimos, o especialista em SEO (para se definir como tal), deve apresentar uma série de históricos de casos de SEO documentados e bem-sucedidos.

Pessoalmente, a obtenção de uma ampla variedade de históricos de casos ao longo dos anos me ajuda muito na fase de negociação com clientes em potencial.

A seguir, explicarei como criar os primeiros históricos de casos.

Como se tornar SEO em 4 etapas

Etapa 1: Informações

O primeiro passo ao abordar um novo negócio é se informar. Para iniciar esta fase de informações, acho que não há melhor maneira do que começar pelas fontes oficiais:

Outro método que eu recomendo para você se informar é ler livros. Existem muitos livros de SEO no mercado; pessoalmente, fiquei impressionado com os seguintes títulos que considero ideais para começar:

Outra fonte de leitura são blogs e fóruns: pessoalmente, eu os recomendo em um estágio avançado, quando você já está familiarizado com o assunto e é capaz de selecionar os blogs e fóruns realmente confiáveis ​​e úteis para o seu nível de conhecimento.

Não forneço uma lista, pois acho que a seleção é muito subjetiva.

Etapa 2: Experimentação

Depois que você obtiver mais informações sobre o tema, meu conselho é comprar algum nome de domínio, criar sites e comprometer-se a implementar tudo o que foi aprendido durante a fase Informações.

Eu recomendo escolher nichos cujo assunto você conhece para facilitar esta etapa.

Experimentar é talvez o processo mais importante para se tornar um especialista em SEO por vários motivos, incluindo:

  • obter certezas sobre o que aprendeu até agora;
  • entender as técnicas que funcionam e aquelas que não funcionam ou que não funcionam mais;
  • realmente entender as fontes confiáveis ​​com as quais atualizar e as pequenas fontes úteis (mesmo que estejam na moda);
  • criar seu próprio método de trabalho.

Essas são apenas algumas das vantagens da experimentação, pois a lista pode continuar por várias páginas.

Etapa 3: Treinamento profissional

Essa fase, embora opcional, é importante para quem deseja encurtar o caminho e fortalecer as etapas para se tornar um especialista em SEO.

Ao começar a estudar SEO, você perceberá que há muita informação online para aprender, tanto que é difícil se orientar.

Se você decidir fazer isso sozinho, sem nenhuma ajuda, você terminará com uma lista interminável de artigos para ler e coisas para experimentar, que você provavelmente nunca lerá e nunca testará.

Levei anos para aprender SEO dessa maneira, porque quando comecei, não havia cursos ou guias de treinamento em SEO que eu pudesse ler e ter todas as informações em um só lugar.

Hoje em dia as coisas são diferentes: se você deseja acelerar o aprendizado em SEO, pode fazê-lo seguindo um curso estruturado e sem ter que gastar inúmeras horas pesquisando na Internet e lendo artigo após artigo.

Eu acho que é inconcebível que ainda existam algumas pessoas (com as quais eu estou completamente em desacordo) que afirmam que os cursos de SEO não são muito úteis. Afinal, aqueles que sabem menos sempre aprendem com aqueles que sabem mais e treinamentos são certamente um dos fatores mais importantes para um profissional.

Meu conselho é: se você tiver a oportunidade de treinar, aproveite.

Pessoalmente, quando tenho a oportunidade de aprender o conhecimento de outro colega, em qualquer nível, tento não perder a oportunidade: sempre tive a ideia de que alguém pode aprender algo importante.

Em quais cursos de SEO investir nesta etapa

Meu conselho é fazer cursos com profissionais que trabalham como SEO há anos, de preferência no modo individual, para poder aprender completamente as noções e fazer com que você execute lições práticas personalizadas que visam preencher o conhecimento não aprendido durante as etapas de Informações e Experimentação.

Os cursos devem fornecer conhecimentos teóricos e práticos, devem fornecer certezas (não apenas dúvidas) e fornecer uma metodologia de trabalho que possa ser aplicada concretamente aos seus projetos.

Etapa 4: Prática

Esta etapa é diferente da Experimentação (de que falamos anteriormente), pois nesta etapa o sólido conhecimento já adquirido nas etapas anteriores é aplicado nos sites dos clientes.

A principal dificuldade dessa etapa e consiste em obter sites nos quais praticar. Meu conselho é o seguinte:

  • contratação em agência web: você é contratado em alguma agência web como SEO Junior ou estagiário e atua nos sites de clientes, tendo a oportunidade de aprender o know-how de profissionais que lidam com SEO todos os dias;
  • posicionamento orgânico: posicione seu site pessoal para consultas relacionadas a SEO e comece a adquirir clientes por meio dele. Afinal, se você pode se posicionar em um nicho em que há concorrência das melhores agências da web e dos melhores especialistas em SEO, você precisa mostrar um pouco mais aos seus clientes em potencial.

Ambas as soluções são válidas, a primeira talvez seja a que permite poupar tempo.

Digo talvez porque, por experiência direta, os funcionários de SEO tendem a se acomodar (se contentam com o salário), a treinar menos (os empregadores não lhes dão tempo para treinar pois estão sempre pressionados pelas metas de produção) e, consequentemente, menos preparados do que SEOs independentes (freelancers e/ou empreendedores).

Conclusões práticas sobre as etapas para se tornar um especialista em SEO

Todas as etapas ilustradas são cíclicas e contínuas: você sempre terá que se informar, experimentar, treinar e praticar.

Essa é uma profissão complexa, onde é fácil ver profissionais muito bons em um determinado período, mas depois (absorvidos que são pelo trabalho e pela falta de tempo para serem informados e treinados), esses mesmos profissionais se tornam dinossauros inválidos e, acima de tudo, incapazes de trazer novos resultados aos clientes (criando assim oportunidades importantes para jovens que se apresentam com competência no mercado).

Para um especialista em SEO, não há dia de formatura

Isso significa que um consultor de SEO deve ser um aluno muito dedicado; um empreendedor. Quando comecei a viver em SEO, minha verdadeira educação começou.

Eu sabia que não sabia todas as respostas, apesar de ter vários projetos e acumular experiências em gestão. Eu sabia que tinha que aprender muito e rapidamente.

Hoje nada mudou. Eu sei que meu treinamento em SEO nunca será finalizado. Em outras palavras, quando não estou trabalhando em projetos de clientes, leio ou estudo e depois experimento o que aprendi em meus projetos pessoais.

Ao longo dos anos, esse estudo constante e a subsequente aplicação em projetos têm sido um dos meus hábitos mais importantes para ter sucesso nessa profissão.

Como entender se você se tornou um especialista em SEO

Eu sempre soube que os clientes são o valor de um profissional e não uma página do Facebook ou uma postagem como convidado no blog de algum colega de SEO.

Esta é uma profissão baseada em resultados e, no final, o mercado decidirá: você se tornará especialista em SEO quando vender seus serviços de SEO, os clientes receberem resultados tangíveis e renovem sua confiança em você e em seus serviços e na remuneração que receber e que permitirá que você viva de forma verdadeira e independente com esta atividade.

Conclusão

Se você queria entender como se tornar um especialista em SEO, tenho certeza que agora você tem ideias muito mais claras.

Mas se você tiver alguma dúvida ou crítica, não hesite em usar os comentários, estamos aqui para realmente melhorar o setor.

Fernando Gallas

Desenvolvedor web desde 2001. WordPress, PHP, Python.

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