Como contratar um especialista SEO

É difícil dizer como contratar um especialista SEO sem parecer egoísta.

Mas quando um mecanismo de busca, como o Google, dá conselhos desse tipo, então, essa é uma fonte mais imparcial com a qual você pode realmente aprender.

Existe um vídeo no canal da Ajuda do Google para webmasters chamado “Como contratar um SEO” e considero um excelente vídeo.

Esta postagem é para ajudar você na hora de contratar aquele especialista em SEO.

“SEO não é mágica”

Maile Ohye, desenvolvedora de programas de tecnologia do Google, inicia o vídeo fornecendo algumas ideias sobre otimização em mecanismos de busca e dizendo que SEO não é mágica e não funciona da noite para o dia.

Se algum consultor SEO está prometendo classificações instantâneas como se por mágica, então procure outro especialista.

É fundamental evitar fazer um SEO “ruim”, ou seja, contratar alguém que não produz resultados ou, pior, implementa práticas obscuras em seu site e que prejudicam sua visibilidade nas buscas.

Para o sucesso a longo prazo, não há soluções rápidas que elevem um site imediatamente para a 1ª posição do Google.

Um bom especialista em SEO ajuda a melhorar o site em si, para que ele possa ter melhor desempenho nas pesquisas e classificar-se adequadamente.

O potencial de um expert em SEO é tão alto quanto a qualidade do seu negócio ou site. – Maile Ohye

“SEO procura melhorar a experiência de quem busca”

O objetivo de otimizar um site é amplo. Exige olhar para toda a jornada que um usuário pode fazer, desde ver e clicar no resultado de uma busca até chegar a visitar o site e, potencialmente, converter.

Assim, um consultor SEO analisa otimizações diretas, como escrever tags descritivas até questões complexas, como a implementação de tags de idioma para um site internacional.

Além de aumentar o tráfego orgânico para o site, o especialista SEO deve garantir que o site ofereça uma experiência útil e agradável aos visitantes, independentemente do dispositivo que eles estejam usando.

Quanto tempo leva para ver os resultados?

Quatro meses a um ano é uma estimativa realista de quanto tempo leva para colher resultados.

Como muitos clientes em potencial esperam ver resultados muito mais rapidamente, estou feliz pelo Google ter esclarecido isso.

Com meus próprios clientes de serviços de SEO, primeiro estabeleço as bases do serviço (analisando o site, pesquisando os concorrentes, compilando uma avaliação e fazendo recomendações iniciais).

Em seguida, a linha do tempo depende muito da capacidade de implementação do cliente. Posso trabalhar com a equipe técnica ou de SEO interna do cliente para ajudar a avançar o projeto à medida que aprimoramos e expandimos nossas recomendações.

Certas correções podem produzir resultados quase instantâneos. Por exemplo, se algo estiver realmente errado no site (como um arquivo robots.txt que está bloqueando os mecanismos de busca), uma simples correção pode causar um grande impacto. No entanto, na maioria dos casos, 4 meses a um 1 é o tempo mais adequado para ver resultados de SEO.

Confirme as recomendações

O principal conselho de Ohye é solicitar que os consultores SEO’s apoiem suas recomendações com uma declaração documentada do Google. Peça para ver um artigo, vídeo ou resposta de um Googler que inclua o problema que precisa ser aprimorado e a abordagem prescrita.

Se o seu site tiver algum problema técnico (por exemplo, não ser compatível com dispositivos móveis ou rodar um CMS antiquado, por exemplo), talvez seja necessário investir na melhoria da sua infraestrutura como parte do seu projeto de SEO.

Na maioria dos casos, fazer o que é bom para SEO também é fazer o que é bom para seus clientes online. – Maile Ohye

Etapas no processo de contratação

Veja o que o Google descreve como o “processo geral de contratação de um especialista em SEO:

Etapa 1: realize uma entrevista bidirecional

Tenho certeza de que você deseja encontrar um consultor que esteja sinceramente interessado em seu site, em sua empresa, seus clientes e suas metas. Afinal, você quer alguém que se sinta como uma extensão da sua equipe.

Ohye aconselha que, se o profissional SEO não demonstrar interesse fazendo perguntas exploratórias, não faça negócios com ele.

Etapa 2: verifique as referências

Converse com clientes anteriores sobre suas experiências com o consultor. Pergunte a esses clientes que tipo de orientação ele forneceu.

Você deseja contratar alguém que o ajude a educá-lo, e não apenas implementar soluções de curto prazo.

Um bom SEO deve ser alguém com quem você possa trabalhar, aprender, experimentar e que realmente se importe com você e sua empresa. – Maile Ohye

Etapa 3. Solicitar uma auditoria

Para empresas menores, Ohye sugere pedir uma lista priorizada do que o especialista acha que deve ser melhorado no SEO de seu site.

Para empresas maiores, ela sugere fazer isso com vários candidatos a consultor SEO. Em seguida, compare suas auditorias. Aqui está a estrutura de auditoria que o Google recomenda:

Estrutura de auditoria

O SEO deve priorizar melhorias com uma estrutura como:

  1. os problemas;
  2. as melhorias sugeridas;
  3. uma estimativa do custo total;
  4. o impacto positivo estimado nos negócios;
  5. planejar como repetir o processo e melhorar a implementação ou como experimentar e falhar mais rapidamente, caso os resultados não atendam às expectativas.

Você precisará conceder ao especialista acesso restrito de visualização às suas contas do Google Search Console e do Google Analytics para que ele obtenha os dados necessários para realizar a auditoria. Você também deve deixar o consultor conversar com o desenvolvedor do site para entender quaisquer restrições técnicas.

Esse nível de auditoria técnica e de pesquisa personalizada requer uma quantidade considerável de tempo gasto por um analista SEO treinado e experiente.

Um bom especialista na prática de SEO tentará priorizar quais ideias podem trazer à sua empresa o máximo de aprimoramento, com o mínimo de investimento, e quais melhorias podem levar mais tempo, mas que ajudarão no crescimento a longo prazo. – Maile Ohye

Etapa 4. Decida se você deseja contratar

Quando estiver pronto para contratar um consultor de SEO, verifique se toda a sua empresa ou sócios estão de acordo. Sem cooperação interna, talvez você não veja nenhuma melhoria no posicionamento das páginas de resultados do Google, independentemente de quem você contratar.

Um dos maiores empecilhos para a otimização de um site não são as recomendações do consultor, mas é dedicar tempo e facilitar as coisas para implementar suas ideias. – Maile Ohye

Deseja falar sobre seu site e como podemos ajudar você? Solicite auditoria SEO gratuita e entraremos em contato.

Fernando Gallas

Desenvolvedor web desde 2001. WordPress, PHP, Python.

Comente