Alternativas para o Screaming Frog

Você provavelmente já sabe disso, já que está procurando alternativas, mas o Screaming Frog é uma ferramenta muito valiosa para os profissionais de marketing, especialmente aqueles que querem auditar um site.

O Screaming Frog é uma aranha de pesquisa, o que significa que rastreia um site e pode coletar uma enorme quantidade de dados em um período de tempo relativamente curto. Um rastreamento total do site lhe dará uma leitura completa de seus scripts e mídia, seus metadados, seus links e seu status, além de muito mais.

Toda essa informação é incrivelmente valiosa quando você está tentando corrigir erros e geralmente fazer com que seu site se posicione melhor para os mecanismos de busca.

A desvantagem, claro, é o preço.

O Screaming Frog tem uma versão gratuita, mas essa versão é limitada em funcionalidades. Você pode rastrear um site em busca de links quebrados e erros de links, títulos de páginas e metadados, diretivas de meta-robôs, atributos hreflang e pode encontrar conteúdo duplicado. Também pode gerar um sitemap XML.

Isso é quase tudo que a versão gratuita pode fazer e tem um limite de 500 URL’s. Para sites maiores ou para profissionais de marketing que querem mais recursos, você precisa usar a versão paga.

A versão paga oferece opções adicionais de configuração de rastreamento, rastreamentos salvos, pesquisa e extração de código-fonte personalizado, integração com o Google Analytics e o Search Console, além de métricas de link. A versão paga também processa scripts, permite definir um arquivo robots.txt personalizado e fornece suporte técnico. Tudo isso, com rastreamento de URL ilimitado, é excelente.

Mas, atualmente (fevereiro 2019) custa 149 libras por ano (algo em torno de R$725,00).

Mas se você tem experiência no mundo das ferramentas de marketing, sabe que provavelmente há muitas alternativas. Vamos analisar as várias alternativas que você tem para substituir o Screaming Frog.

1. Visual SEO Studio

O Visual SEO Studio é o primeiro nesta nossa lista de alternativas para o Screaming Frog, mas não cometa o erro de pensar que é o melhor. A lista não está ordenada de maneira particular.

Visual SEO Studio

O Visual SEO Studio tem uma versão gratuita e uma versão profissional paga. Vou mencionar o que a versão profissional faz, mas vou me concentrar na versão gratuita, porque essa postagem é amplamente focada em alternativas gratuitas ao Screaming Frog, em vez de outras alternativas pagas.

Como a versão gratuita do Screaming Frog, a versão gratuita do Visual SEO Studio é limitada a 500 páginas rastreáveis ​​no máximo.

Ela também é limitada a um máximo de duas conexões simultâneas, o que significa que pode demorar um pouco para rastrear essas 500 páginas. Ele rastreará seus títulos de páginas e metadados e encontrará problemas com HTTP e HTTPS.

Além disso, ele pode encontrar links quebrados e inspecionar suas diretivas robots.txt, bem como gerar sitemaps XML para seu site, pelo menos na quantidade limitada que ele pode rastrear.

Ele oferecerá sugestões de melhoria para títulos ou títulos ausentes, problemas de duplicação, títulos curtos ou excessivamente longos, metadados ausentes e outras recomendações de SEO.

A versão paga possui um recurso específico de rastreamento de lista de URL’s, auditorias para sitemaps, verificação de integridade para o Google Analytics, sugestões de desempenho, análise de legibilidade, um inspetor de links e filtros personalizados. Ele também tem um limite de 150.000 páginas rastreadas, o que é enorme.

2. Wildshark SEO

A Wildshark é uma empresa sediada no Reino Unido que desenvolve uma variedade de ferramentas. A ferramenta Wildshark é mais comparável ao Screaming Frog e é 100% gratuita. Você precisa, no entanto, se cadastrar para baixar o aplicativo.

Wildshark

A aranha do Wildshark irá procurar em seu site por títulos perdidos, títulos duplicados e títulos excessivamente curtos ou excessivamente longos.

Esta ferramenta ainda têm o antigo limite de extensão de títulos curtos do Google, então use com critério.

O Wildshark também procura por meta descrições ausentes ou duplicadas, o que pode ser bastante importante e indicar problemas de conteúdo duplicados também.

Até verifica se sua meta descrição é muito longa para a exibição nos resultados do Google. Procura por tags H ausentes, tags H duplicadas ou tags H usadas em excesso, bem como páginas que têm tags H excessivamente longas ou excessivamente curtas, o que pode indicar problemas.

A ferramenta também procura por links quebrados, embora eu não acredite que verifique os redirecionamentos ou outros códigos de status válidos, e verifique se há tags de imagem ALT.

O único recurso exclusivo do Wildshark é que ele verifica seu conteúdo e informa se uma página tem tão pouco conteúdo que pode ser considerada um conteúdo pequeno, de acordo com o Google. Não é um scanner de conteúdo muito sofisticado (ela procura por algo com menos de 300 palavras), mas pode dar um aviso se aquelas páginas que você não deseja que fiquem visíveis estejam aparecendo.

Tudo isso é básico, mas às vezes é tudo que você precisa.

Se você não precisar de mais recursos do que os que acabei de listar, isso pode ser uma excelente ferramenta para usar. O principal benefício, além de ser uma ferramenta gratuita, é que ela não tem limitações de rastreamento. Você pode rastrear a totalidade de um site do tamanho enorme (se tiver tempo e poder de processamento para fazê-lo).

Fernando Gallas

Desenvolvedor web desde 2001. WordPress, PHP, Python.

2 Comentários para “Alternativas para o Screaming Frog”

  1. Michele

    Olá, tudo bem? Excelente artigo!

    Tenho uma pergunta: quando o screaming frog não consegue fazer a varredura de um site o que eu preciso liberar no robots.txt?

    Se puderem responder fica agradecida!

    Reply
    1. Fernando Gallas Author

      Olá michele

      Você pode:

      – definir as configurações para o spider do SreamingFrog ignorar o
      robots.txt (Configuração> Robots.txt > Configurações > Ignorar Robots.txt)
      ou

      – usar a configuração robots.txt personalizada para permitir o rastreamento.
      Você pode baixar, editar e testar o robots.txt de um site usando o recurso
      robots.txt personalizado em ‘Configuração > robots.txt> Personalizado’,
      que substituirá a versão ao vivo no site para o rastreamento. Mas isso não
      atualizará o robots.txt ao vivo no site. Esse recurso permite adicionar
      vários robots.txt no nível do subdomínio, testar diretivas no Spider e
      visualizar URLs bloqueados ou permitidos.

      Fernando

      Reply

Comente